sexta-feira, 29 de maio de 2015

Vinho & Brasa, Churrascando e Bebericando !

A cultura do vinho esta se disseminando mais facilmente, críticos, radialistas, colunistas....., sempre estão a indicar vinhos para pratos ou situações, então vamos nesta de carona, e introduzir vinhos no seu churrasco você permite ?

O vinho durante as refeições além de ser prazeroso, digere muito mais facilmente a comida.

Os elementos contidos no vinho estimulam a liberação de ácido gástrico. Em sua maioria elas são produzidas durante o processo de fermentação e removidas durante a destilação.

Segundo estudos, a digestão acompanhada da bebida descarrega uma quantidade maior de biles no início do intestino delgado. A bebida também favorece a digestão de carboidratos e ajuda a prevenir o desenvolvimento de úlceras pépticas (lesão no estômago ou duodeno).

Já a cervejinha da aquela estufada e é um tanto quanto incomoda ao te levar ao banheiro em pequenos intervalos, depois de todos estes argumentos digamos que você esteja apto a convencer os amigos também, e irão planejar esta sagrada brasa com vinhos !

Vamos lá então para melhor parte !

Frutos do Mar & Peixes

Lagosta
Frutos do Mar, quem não gosta de uma lagosta partida ao meio virada à brasa que como todo fruto do mar pede vinhos frescos e cítricos, fique a vontade com sauvignon blanc, Gewusztraminer, Chardonnays sem madeira e outros brancos com boa fruta cítrica e alta acidez.



Peixes Leves

Peixes leves na grelha, como pescada, Namorado, Tilapia, Dourado.....pedem vinhos médio corpo e minerais com boa fruta e até certa madeira, como por exemplo Gewusztraminer ou Pouilly fumé.



Peixes Gordurosos ou Marcantes
Peixes como anchova, Pintado, Pacu, Salmão.....precisam além de certos brancos encorpados, para estes sabores marcantes, vinhos com alta acidez, corpo e ligeira passagem em barrica de carvalho. Alguns rosés de bonarda e syran não tão frutados e com boa acidez resolvem bem também.



Aves

Carnes de Frango
O franguinho grelhado nunca pode faltar, e é muito fácil de escolher o vinho, por ser uma carne neutra, só depende de você mesmo se for direto à brasa escolha um vinho branco com bom corpo como os Chardonnays e Gewusrztraminers, agora se você for fazer um crostine de molho de tomate ou outro molho antes de levar à brasa, encaixe um Pinot Noir, ficará bem interessante !



Cortes Suínos

Carne Suína
E que tal a costelinha de porco? Tem sabor marcante textura firme e logo pede um vinho de certo caráter pronunciado mas não tão pesado, escolha um syrah novo mundo sem muita madeira, vinhos do Rhonê são uma bela escolha ou até mesmo Pinot Noir Tanto Borgonha jovem ou um Pinot novo mundo casa bem também, mas fique atento costelinha de porco só grelhada sem o limão espremido afinal com limão só cachaça mesmo.

Carnes vermelhas

Acém
Também conhecido como agulha, lombo de agulha, alcatrinha, lombo de acém, lombinho de acém e tirante. Pode, ainda, ser chamado de aguja (espanhol), basses côtes (francês) ou chuck (inglês).É o pedaço maior e mais macio do dianteiro do boi, sendo uma carne relativamente magra que por sua vez pede vinho jovem frutado como Cabernet Sauvignon, Merlot,Tempranillo Reserva,vinhos alegres de boa acidez e frutados.



Assado de Tira
Também conhecida como costela do dianteiro, ripa de costela e assado. Carne um pouco mais seca do que a costela ponta de agulha ou costela minga. Pode ainda ser chamada de asado ou asado de tira (espanhol), plat-de-côtes (francês) ou short ribs (inglês).apesar de ser um pouco mais magra que as ponta de agulha leve em consideração sua alta gordura use vinho jovens e de boa acidez e corpo robusto, como Cabernet chileno de bom produtor ou um belo Tannat reserva para segurar o sabor da carne e ainda cortar um pouco sua gordura com seus bons taninos.

A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas.


Costela's !
Fica muito bem em assados. É considerada a ´rainha das churrasqueiras´, sendo uma carne muito saborosa para churrasco.  Se a Picanha é a Rainha, com certeza a Costela é a Plebeia mais escolhida pelos príncipes e súditos, de sabor marcante e fácil acesso a todos, fica difícil não dourar esta delicia em nossas churrasqueiras,este corte pode ser combinado, com grandes ou médios Tannat's, e fica de sua livre escolha os Malbes, estes brilham como grande estrela nesta harmonização !

Outras ideias ! Cabernets Chilenos ou um Belo Zinfandel cheio de frutas em compota e alta acidez para tanta gordura, fica ótimo.



Maminha
Muito usada por sua textura macia e por ser magra e saudável mas mesmo assim saborosa, vinhos frutados e jovens resolvem bem andando sempre junto com a carne.




Picanha
A verdadeira estrela, pode faltar até o carvão mas a picanha nunca será esquecida, de sabor único, textura media a firme, suculenta e bem gordurosa, é muito harmonizada em churrascarias, parrilhas e restaurantes com Malbec por ser intenso, rico em aromas e sabores e conter além de bom corpo uma acidez natural e essencial para este corte, mas você pode usar também um belo Cabernet Chileno ou um bom Rioja Crianza.
As ideias de combinações são muitas, lembre se da base, tinto com acidez e boa estrutura !




Boa Brasa !


Nenhum comentário:

Postar um comentário