quinta-feira, 18 de junho de 2015

Apresentando e degustando Aglianico del Vulture !


Aglianico renasce na Campânia depois de muito tempo esquecida, ela esta com força total na parte quente do Pais onde faz vinhos localmente conhecidos também por Barolos do Sul. Aglianico é uma uva especial. Há quem aponte características semelhantes às da Pinot Noir e da Nebiollo, as rainhas da Borgonha e do Piemonte, delicadas e geniosas, poucos afeitas a viagens. Entrega vinhos potentes e Encorpados (densos), mas macios, com elevada acidez, taninos presentes e aromas de frutas negras, chocolate, balsamicos e defumados. Como cresce em solos vulcânicos, desenvolve agradáveis notas minerais (Carvão). Quando jovem geralmente é um vinho rustico, a não ser este que vamos citar abaixo. Não se deve abrir uma boa garrafa com menos de cinco anos (a não ser os IGT). Aos poucos, os taninos se aveludam, as frutas vão ganhando aromas mais para frutas em compotas e a Aglianico mostra por que está conquistando seu espaço nas adegas alheias.

Plínio não cansava de escrever sobre os seus predicados e registrou que este vinho foi servido num banquete no ano de 121 a.C. promovido por Júlio Cesar para celebrar a recente conquista da Espanha. Poetas, como Catulo (ou Cattullus), reverenciaram o Falernum em versos. Era o vinho dos nobres. Agora a Aglianico tá por cima da carne-seca, quer dizer, da bresaola, novamente.




Piano del Cerro Aglianico del Vulture DOC Riserva 2006

 
Um belo exemplar desta uva, um vinho servido entre muitos que chamou a atenção, com sua cor negra brilhante, exibe lagrimas que se agarram a taça, entregando aromas de frutas escuras em compota, especiarias doces (cravo e canela) e um mineral incrível para um tinto (carvão), em um conjunto nada enjoativo, muito bem contrastado com sua acidez fina e taninos bem resolvidos, percebe se algum açúcar residual mas aquela zest, uma leve pincelada, servimos com um Penne e um tornedor de Mignon na Mostarda, o vinho levou a melhor sem duvida, talvez numa próxima arriscaria uma paleta de cordeiro com redução de vinho do porto, e ai ficou com vontade de provar ?, este vinho é da Porto a Porto, procure uma loja representante e não deixe de conhecer mais uma uva autóctone de grande destaque, Saúde !

Nenhum comentário:

Postar um comentário