sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Degustado Luis Pato 1988, a elegância engarrafa !

E ontem fechamos nosso dia assim, com um maduro porém vívido vinho de guarda, com os amigos da Covil (CONFRARIA DE VINHOS DE LONDRINA) degustamos está joia, a principio o medo deste rótulo era grande um vinho com 20 e poucos anos é difícil de se explicar a venda e ainda provindo da Bairrada, o fato é que este vinho vem importado pela Mistral e leva todos os cuidados possíveis em seu transporte e adegamento, tudo isto unido ao produtor Sr Luis Pato, respeitado pela doma da casta baga ele vai além, é um inovador e rebelde produtor fazendo vinhos a moda antiga, com vinhas antiga e ainda algumas em pé franco. Há muito que Luís Pato trilha no caminho dos vinhos, e a sua capacidade de nos surpreender com novos vinhos é algo que me fascina muito, mas para mim os seus clássicos são sem sombra de duvida intemporais.

Luis Pato 1988

Um Jovem no corpo de um Senhor, ao primeiro impacto visual degustamos a garrafa, ainda em vidro verde uma relíquia do tempo que se foi, Depois fui a decantação, apresentava uma cor de Borgogna sem muitos traços acobreados, o que já me denunciava sua sede de viver mais, ao cair no Decanter subiam aromas profundos de bagas maduras (cerejas e mirtilos) junto ao fundo de madeira úmida e folhas secas, depois de 20 minutos aerando Tcharam " Um perfeito Gran Cru de Borgogna", musgo, cogumelos secos, charuto, fundo leve de chocolate e madeira encharcada, na boca o que era aquilo, toques do nariz se repetindo em boca com altíssima elegância e equilíbrio, longo e de uma complexidade inestimável, seus taninos ! sim estavam ali e sem afrouxar, pediu o leitão na hora, com certeza foi um dos melhores vinhos do ano e esperamos que daqui pro restante dele algo nos surpreenda tanto !

Estranho dizer que ao fim de 26 anos um vinho precisa de comida, mas este claramente ainda tem muitos anos pela frente.


Sobre o vinho, Mistral.

O tinto Luis Pato é o tradicional Bairrada da casa, proveniente da cepa Baga, de vinhas próprias. É envelhecido em pipas de 650 litros de carvalho francês, o que lhe confere maior equilíbrio e maciez. Trata-se de um vinho de excelente relação qualidadepreço, muito aromático, saboroso e com taninos marcantes, mas redondos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário