quinta-feira, 25 de junho de 2015

Luís Pato e Fernão Pires Tinto, sim ele existe Tinto de Uva Branca !


Quem já foi há algumas feiras de vinhos, possivelmente já se deparou com este simpático senhor, assim como seus vizinhos enólogos Paulo Laureano, Alves de Souza o Sr Luís Pato "Pires" leva algumas Pets cheias de novidades para atiçar as papilas dos sedentos por novidades no mundo do vinho, mas poucos conseguem provar as raras pets. E é assim com este espirito moderno, jovem e atemporal que este homem domador da casta Baga, engarrafador de vinho tinto natural, de vinho de Pé Franco, adepto da Srewcap, do aço inox e muitas outras façanhas, Fez o Primeiro Vinho Branco feito com Uva  Tinta, isso mesmo você não está louco e nem eu, a noticia não é nova, mas no Brasil o vinho só chegou a pouco, mas como é possível isso a final branco de uvas tintas é possível, é só remover a pele das uvas onde contem a cor, e usar seu interior que é branco, tcharan branco de uva tinta !








Como foi Possível ?

Fonte Mistral Importadora

Fernão Pires é uma popular uva branca portuguesa, mas este vinho é tinto. A mágica pilotada pelo criativo Luís Pato, que não costuma se ater ao óbvio e dedica seu tempo a talhar vinhos deliciosamente diferentes, além dos já consagrados clássicos, é simples o enólogo adicionou ao mosto de uvas brancas 6% de cascas da uva tinta Baga. Fermentado em lagares de plástico durante 10 dias, este é um tinto leve, aromático e saboroso, perfeito para escoltar peixes, carnes brancas e queijos magros.


 
Detalhe do rótulo
Ok, agora vamos para o lado sentimental desta história, este vinho foi confeccionado para festejar o nascimento de Seu Neto nascido em 2011, Fernão Pires batizado pela mãe, que com este nome atiçou o lado criativo do avô Pato, que usou a uva branca de nome Fernão Pires e 6% das cascas da uva que ele sabe bem o que fazer e num trocadilho de nomes criou com seu Sobrenome Pires, o Fernão Pires Tinto, Irreverências de Luis Pato que sempre vale a pena provar.

Quem degustou ou degustar, deixe um comentário, grande abraço e Saúde !


2 comentários:

  1. Daniel,
    Não entendi essa mágica. Não se trata de vinho tinto com uva branca e sim de vinho tinto com uva branca e uva tinta também. Algo parecido com um rosé. E não sabia que o sr Luiz Pato era pioneiro em vinificar uvas tintas em branco. A vinificação de pinot noir em branco é muito comum na elaboração de espumantes pelo mundo todo.
    Aurelio

    ResponderExcluir
  2. Quase um Rose, mas tem tom de vinho tinto e algum tanino, a diferença é que o rose o mosto é separado da casca antes da fermentação, já para este vinho coloca se casca de baga para fermentar com o mosto branco da Fernão Pires, vinho tinto leve de uva branca e 6% de casca de tinta.

    ResponderExcluir